terça-feira, 13 de julho de 2010

GANHADORA DO CONCURSO GASTRONÔMICO FAZ ESTÁGIO NA FRANÇA

13/07/2010

Anna Paula venceu o Concurso do Petrópolis Gourmet em 2009

O IX Petrópolis Gourmet trouxe como grande destaque ano passado o I Concurso Cultural Gastronômico, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau em parceira com o SENAC Rio, destinado a estudantes, amantes da gastronomia e gourmets. Os participantes elaboraram uma receita de prato principal com influência da culinária francesa (tema do festival), preparado com um destes produtos típicos do município: truta, escargot, legumes orgânicos e cogumelos. O prêmio para o vencedor foi uma bolsa de estudos de dez dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) com tudo pago.
O primeiro lugar do concurso ficou com Anna Paula Leal, com o prato ‘Truta ao creme de endívia e abóbora com geléia de pimenta’. Um júri composto por cinco profissionais avaliou e escolheu a receita vencedora na grande final que foi realizada dia 21 de novembro de 2009. Finalmente no mês passado Anna Paula embarcou para a França para desfrutar de seu tão sonhado e merecido prêmio.
Anna Paula passou dez dias estagiando no restaurante L´Auberge de I´Ill, cujo chef é o Marc Haeberlin em Illhaeusem, e dois dias em Strasbourg, estagiando no restaurante AU CROCODILE com o chef Ludovico. “Conheci um lugar que é uma referência internacional em qualidade gastronômica, onde a apresentação, logística, a devida utilização dos alimentos e o sabor são indiscutivelmente bem elaborados e apresentados. Isto me fez ter um parâmetro que tenho certeza que não teria nada parecido em um estabelecimento brasileiro”, explicou.
“Nunca estagiei em nenhum restaurante daqui, mas pretendo em breve fechar este ciclo para tirar minhas conclusões. Estou dando um passo de cada vez, mas pude ver que este é um mercado muito farto, promissor e com muitas coisas a aprender e colocar em prática. Se com os poucos produtos disponíveis eles conseguem elaborar pratos tão satisfatórios, imagine no Brasil, onde temos uma variedade infinitamente superior a dos franceses”, comentou.
Anna explicou ainda que se o estágio fosse em Paris ela não teria entendido a verdadeira essência da vida gastronômica francesa, pois o turismo está fazendo com que alguns estabelecimentos modifiquem sua gastronomia para atender as necessidades dos visitantes de fora, além dos imigrantes que estão introduzindo sua cultura no mundo francês.
Para finalizar, a ganhadora falou que esta experiência é um incentivo àqueles que buscam a qualidade e que amam a gastronomia. “Aprendi muita coisa no país que é o berço da gastronomia. Depois deste estágio, compreendi perfeitamente porque eles são referências mundiais.”, falou. “Agradeço muito toda esta bela experiência e com este aprendizado terei uma base mais que ideal para ir atrás dos meus sonhos”, concluiu Anna Paula.
E você que se encaixa nesse perfil, fique de olho. Vem aí de 28 de outubro a 27 de novembro o X Petrópolis Gourmet, com atividades de dar água na boca. Entre elas o II Concurso Cultural Gastronômico. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário