quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

RESULTADOS DO X PETRÓPOLIS GOURMET

08/12/2010

Festival gastronômico foi um sucesso

O X Petrópolis Gourmet terminou em 27 de novembro e deixou saborosas lembranças para quem esteve na Cidade Imperial. Receitas especiais preparadas com produtos orgânicos foram destaque no evento durante cinco finais de semana. O festival encerrou suas atividades na grande tenda que abrigou o Mercado Gourmet ao som de Heid Santos, execução de Paella Ao Vivo com o chef Antônio Cardoso e degustação do espumante Cava Cristalino da Vinoteca Brasil.
Este ano 28 restaurantes participaram dessa festa gastronômica, e cada um preparou um menu utilizando orgânicos da nossa região, valorizando os produtores locais. O valor médio dos pratos ficou em torno de R$ 69,00, e foram cerca de 1.050 comercializados, o que gera uma receita aproximada de R$ 72.450,00. Isso significa que 1.050 árvores serão plantadas no entorno da Pedra do Elefante, mais uma ação sustentável do evento.
As 43 oficinas gastronômicas realizadas no Mercado Gourmet e as 15 que aconteceram no Xodó de Minas alcançaram um público recorde de quase 2 mil pessoas. Um dos grandes destaques foi a realização de oficinas também nas Comunidades do município. As beneficiadas foram Posse, Alto da Serra e Nogueira, e contaram com a participação de mais de 700 pessoas. Todas gratuitas.
Os expositores também tiveram um excelente resultado com vendas, encomendas e contatos para distribuição. Só na comercialização dos produtos estima-se quase 45 mil. Os estandes eram de uma variedade muito grande, como artesanato, quadros, produtores de orgânicos, mel, doces, chocolates, pão de mel, pães, geleias, pimentas, folheados, conservas, tortas e queijos. Uma fartura de sabores!
A segunda edição do concurso gastronômico foi muito emocionante e premiou com a viagem à França uma empregada doméstica, mas que é apaixonada por gastronomia. Elizângela Machado vai se preparar para ano que vem passar dez dias estagiando no IRCOD e aprendendo o melhor da culinária em Strasbourg, na região da Alsace. É a revelação de um talento local e o começo de uma grande carreira.
A organização do evento estima que aproximadamente 600 pessoas visitaram a tenda montada ao lado do Hortomercado Municipal, em Itaipava, o que resulta num total de mais de 10 mil nos 17 dias do evento. Somando-se essa estimativa ao fluxo de pessoas nas oficinas, restaurantes e hotéis, acredita-se que em torno de 12 mil pessoas tenham participado direta ou indiretamente do Petrópolis Gourmet em 2010.
"O evento superou as expectativas e alcançou todos os objetivos, principalmente na geração de fluxo turístico no período em que foi realizado, bem como os objetivos sociais. A palavra que reflete o festival é sucesso. Gostaria de agradecer ao Ministério do Turismo, ao SENAC Rio, à FASE, à Cervejaria Bohemia, aos chefs, equipe de produção e aos demais apoiadores que acreditaram e garantiram a realização e o excelente resultado do X Petrópolis Gourmet”, falou o presidente do Petrópolis Convention, Flávio Câmara, que recebeu uma merecida homenagem pelo trabalho à frente do festival.
Petrópolis mostrou mais uma vez que, além de cidade histórica, é também a cidade da boa gastronomia, e as delícias preparadas durante o Petrópolis Gourmet já deixam saudades para o ano que vem. Aguardem, pois 2011 será o Ano da Itália no Brasil, e festival vai homenagear o país com o tema “Sapore d’Italia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário