Em prol da AMA Centro Histórico
A Cerâmica Luiz Salvador, com apoio do Petrópolis Convention, Hotel Vale Real, Don Bistrô e Erictel, realizará um grande Leilão de Pratos assinados por artistas de Petrópolis e do Rio de Janeiro. A pintura dos pratos será feita nos dias 29 e 30 de maio, e no dia 12 de junho acontecerá o leilão, com o intuito de angariar fundos para a construção e manutenção do site da AMA Centro Histórico - Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico da Cidade de Petrópolis.
Sob a direção de José Marcelino, a Cerâmica Luís Salvador é tradicionalmente marca de qualidade e dá continuidade à sua proposta de contribuir ativamente com a melhoria do meio ambiente em Petrópolis, onde está instalada há 58 anos. A AMA é uma ONG criada em 1990 por um grupo de apreciadores da cidade e preocupados com a preservação do patrimônio histórico, paisagístico e com a melhoria da qualidade de vida no município. Atualmente, a AMA tem como presidente de honra o artista Luis Áquila, conta com a direção de Myriam Born e o artista plástico Marcelo Lago como diretor de projetos culturais.
“Através da união de esforços e do sucesso deste evento vamos poder construir o site da AMA, ferramenta moderna e indispensável para agilizar e ampliar nossa comunicação em defesa de todo esse patrimônio”, disse a diretora da associação, Myriam Born. “Ao contribuir com sua arte, os artistas estarão em sintonia com a AMA contribuindo decisivamente para a causa de uma Petrópolis que desejamos preservada para esta e futuras gerações”, concluiu.
Para a diretora executiva do Convention, Márcia de Paula, eventos que reúnem artistas que são verdadeiros ícones na escultura e na pintura, cada vez mais consolidam Petrópolis como um destino cultural. “Este também é o papel do PC&VB, estimular para que eventos qualificados como este possam despertar a atenção do turista que vem para a cidade, gerando com isso visitação e a sua permanência no município”, disse.
Petrópolis, além de sua reconhecida importância histórica, está inserida num dos últimos redutos do bioma Mata Atlântica, que vem sofrendo constantes agressões. O site da AMA pretende ser uma importantíssima ferramenta de trabalho e denúncia para mais conquistas em prol da preservação da cidade que tem tanto significado para o país.
Artistas convidados:
Adriano Mangiavacchi - Aldo Falconi - Alexandre Dacosta - Aline Castela - Ana Durães - Ana Lúcia Sigaud - Ana Maria Lessa -Andréa Cals Adriane Guimarães - Bhagavan David - Chica Granchi - Chico Fortunato Cláudio Kuperman - Cláudio Partes - Cris Borzino - Denise Campinho Denise Meyer - Dulce Maia - Emídio Montenegro - Esther Barki - Fernanda Lago - John Nicholson - Leo Battistelle - Lia do Rio - Lívia Carvalho - Luis Áquila - Marcelo Lago - Mendes Faria – Miguel Rio Branco - Mollica - Monica Barreto - Monica Mansur - Nelson Ricardo Pedro Lago - Pedro Paulo Domingues - Pollo Rios - Renato Serra - Rosa Paranhos - Suzana Queiroga - Tina Velho - Vera Patury
terça-feira, 25 de maio de 2010
CERÂMICA LUIZ SALVADOR REALIZA LEILÃO DE PRATOS ASSINADOS POR ARTISTAS
terça-feira, 18 de maio de 2010
COMEÇA AMANHÃ A 8ª EDIÇÃO DA FEIRA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS EM SP
Nos dias 19 e 20 de maio acontece no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo o Evento Business Show – EBS, o único evento do Brasil que tem como objetivo gerar relacionamento entre destinos, espaços e fornecedores para eventos nacionais e internacionais junto aos profissionais de eventos. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau estará presente na feira num estande com as cidades de Teresópolis, Macaé e Cabo Frio.
São esperados mais de quatro mil profissionais gestores e especialistas nas áreas de eventos, marketing, RH, treinamento e compras das principais empresas e entidades do Brasil, que realizam eventos de pequeno, médio e grande porte. O evento conta também com um amplo conteúdo gratuito oferecido nas palestras, que são ministradas por profissionais especialistas do mercado de eventos.
“É mais uma participação do Petrópolis Convention em feiras do Brasil viabilizada através do Projeto de Promoção e Comercialização do Destino do MTur”, disse o presidente da associação, Flávio Câmara.
SERVIÇO:
EBS 2010
Data: 19 e 20 de maio de 2010
Horário: das 14h às 20h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º pavimento (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – SP)
Entrada franca (credenciamento obrigatório)
Informações: http://www.feiraebs.com.br/
CHEFS DE RESTAURANTES ASSOCIADOS AO PC&VB PARTICIPAM DO PROGRAMA “MAIS VOCÊ”
Culinária da Cidade Imperial em evidência
Durante duas semanas Petrópolis e sua gastronomia foram palco de divulgação em rede nacional no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga (TV Globo). Os chefs Barão (Restaurante Barão Gastronomia) e Vera de Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) representaram nossa cidade e prepararam um prato característico do seu restaurante. Esta foi mais uma ação do longo trabalho desenvolvido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau nos seus 14 anos de atuação.
A equipe de produtores do programa esteve em Petrópolis e, acompanhada pela gerente executiva do Convention, Márcia de Paula, visitou alguns empreendimentos da região, avaliando diversos critérios. Vale ressaltar que a produção gastronômica parabenizou Petrópolis, pois percebeu que aqui, diferente de outras cidades visitadas, não há rivalidade entre os estabelecimentos, um indica o outro, há o que se pode chamar de uma parceria entre eles.
“Na expectativa de que permaneça o interesse de pauta e outros chefs compareçam, parabenizamos os dois citados e compartilhamos essa torcida para que nossa gastronomia, uma das principais alavancadoras do turismo da região, mantenha-se em evidência”, comentou Márcia de Paula.
O chef Barão, primeiro a ir ao programa, preparou um delicioso lagarto com molho de ervas aromáticas. Ele define como ‘espetacular e gratificante’ essa oportunidade de elaborar um prato ao lado da Ana Maria Braga. “Foi uma experiência incrível poder mostrar as coisas boas que existem na serra. Fui muito bem recebido pela equipe e tive um bom retorno com essa participação”, disse o chef, que presenteou a apresentadora com uma cesta de mini legumes da região.
A proprietária do Restaurante Oliveiras da Serra, Vera de Oliveira, participou do programa na semana seguinte e preparou uma receita histórica que é um marco na gastronomia portuguesa: Pão de Ló de Ovar, um bolo leve feito a base de ovos que nasceu na doçaria dos conventos dessa região de Portugal. “Servimos essa sobremesa apenas para alguns clientes e amigos como um presente. Foi um prazer dividir essa receita que é tão antiga, e que vem sendo refinada com o passar dos anos”, disse Vera.
“O PC&VB, enquanto instituição, está mais uma vez cumprindo seu papel de divulgador, auxiliando e viabilizando ações como essa graças aos nossos parceiros. Vamos caminhando rumo ao crescimento, à integração e ao sucesso”, finalizou Márcia.
Aprenda as receitas:
§ Lagarto do Barão
Ingredientes:
- 1 peça de lagarto (+/- 1,2 kg)
- sal, pimenta-do-reino moída, raspas de 1 limão e tomilho fresco debulhado a gosto
- 15 g de pimenta-do-reino fresca em conserva
- ervas a gosto para rechear (salsinha, cebolinha, manjericão)
- 900 ml de óleo (1 garrafa)
- 4 litros de água
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1 cebola média cortada ao meio
- 3 dentes de alho cortados ao meio
- 850 g de batatas pequenas (tipo bolinha)
Molho de ervas aromáticas:
- 300 ml de azeite extra virgem
- 50 g de manteiga
- 1 cebola média bem picada
- alecrim, sálvia, salsa, cebolinha e manjericão frescos picados a gosto
- 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de Preparo:
1 - Com auxilio de uma faca faça pequenos furos numa peça de lagarto (+/- 1,2 kg). Tempere com sal, pimenta-do-reino moída, raspas de 1 limão e tomilho fresco debulhado a gosto. Em cada furo da carne preencha com 15 g de pimenta-do-reino verde em conserva e ervas a gosto (salsinha, cebolinha, manjericão). Deixe marinando por +/- 18 horas.
2 - Numa panela grande coloque 900 ml de óleo (1garrafa), 4 litros de água, 2 tabletes de caldo de carne, 1 cebola média cortada ao meio, 3 dentes de alho cortados ao meio e a peça de lagarto (já marinada) e leve ao fogo até começar a ferver. (Corrija o sal).
3 - Quando estiver fervendo acrescente 850 g de batatas pequenas (tipo bolinha) e cozinhe por +/- 15 minutos ou até que as batatas fiquem al dente. Retire as batatas e reserve-as.
4 - Continue cozinhando a carne até que a água evapore (+/- 2 h). Depois que a água evaporar a carne vai começar a dourar no óleo por todos os lados (+/- 5 minutos). Quando ela estiver dourada retire-a da panela, acrescente as batatas para dourar por uns 5 minutos. Sirva a carne fatiada com as batatas e molho de ervas.
Molho de ervas aromáticas:
Numa frigideira aqueça 100 ml de azeite extra virgem (reserve os outros 200 ml de azeite) com 50 g de manteiga e doure 1 cebola média bem picada. Desligue o fogo e acrescente alecrim, sálvia, salsa, cebolinha e manjericão frescos picados a gosto, 2 colheres (sopa) de castanha de caju picadas e 200 ml de azeite. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
§ Pão de Ló de Ovar
Ingredientes:
- 1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro)
- 1 folha de cartolina branca
- 1 folha de papel manteiga
- manteiga para untar
- 18 gemas
- 250 g de açúcar
-100 g de farinha de trigo peneirada
- 4 claras batidas em neve
Modo de Preparo:
1 - Forre (por dentro) 1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro) com 1 folha de cartolina branca e acerte as bordas até a altura da panela e depois coloque 1 folha inteira de papel manteiga e unte-a com manteiga. OBS: a cartolina é para dar firmeza, proteger o fundo do pão-de-ló e não queimar e para que o meio do pão-de-ló fique cremoso. Reserve.
OBS: A panela (que também pode ser de alumínio) tem que ter bordas altas, pois o pão-de-ló cresce muito e com as bordas altas ele não vai derramar durante o cozimento.
2 - Numa batedeira coloque 18 gemas, 250 g de açúcar e bata em velocidade alta por 20 minutos (ou até que dobre de volume e fique um creme esbranquiçado com textura de marsmalow). Desligue a batedeira e polvilhe 100 g de farinha de trigo peneirada e ligue novamente a batedeira apenas para misturar os ingredientes.
3 - Acrescente 4 claras batidas em neve e misture com auxilio de um garfo. Transfira a massa para a panela (reservada acima) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Por cima ficará uma camada bem fina e dourada e por dentro como se fosse um pudim.
Assista ao vídeo:
Barão: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1257978-7822-ANA+MARIA+BRAGA+ENSINA+A+FAZER+O+LAGARTO+DO+BARAO,00.html
D. Vera: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1261208-7822-APRENDA+A+FAZER+UM+DELICIOSO+PAO+DE+LO+DE+OVAR,00.html
Contatos:
Barão Gastronomia
Estrada União Indústria, 13.581 – Itaipava – Petrópolis – RJ
(24) 2222-2669
http://www.baraogastronomia.com.br/ / contato@baraogastronomia.com.br
Oliveiras da Serra
Estrada Bernardo Coutinho, 3.575 – Araras – Petrópolis – RJ
(24) 2225-0520
http://www.oliveirasdaserra.com.br/ / oliveirasdaserrarestaurante@gmail.com
PETRÓPOLIS MARCA PRESENÇA NO SALÃO ESTADUAL DE TURISMO EM PARATY
Petrópolis participou da segunda edição do Salão Estadual de Turismo realizada em Paraty nos dias 23 e 24 deste mês. O Convention Bureau e a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura, estiveram com um estande próprio no evento, e trabalharam na promoção da cidade como destino turístico para operadoras de turismo, agentes de viagens, organizadores de eventos e imprensa especializada. O PC&VB também teve um espaço no estande da Federação de Conventions.
Representantes do MTur, IPHAN, Sebrae e das secretarias de turismo e prefeituras municipais participaram da abertura da feira no dia 23, além de autoridades do trade fluminense, como a secretária de Turismo do Estado, Márcia Lins, o presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Felix, o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Senise e o deputado federal Otávio Leite. Ao final houve a apresentação do Coral Indígena da Tribo Guarani.
Aproximadamente 200 contatos foram realizados no estande do PC&VB e FCTP, mostrando a grande visibilidade do destino. “Ao lado de outros municípios serranos como Teresópolis e Nova Friburgo, confirmamos cada vez mais nossa região como um forte destino no interior do estado. Eventos como o Salão Estadual de Turismo tem a missão de mostrar ao mercado a capacidade de nos superarmos quando necessário e de sermos hospitaleiros e profissionais quando se trata da arte de bem receber”, disse a gerente executiva do PC&VB, Márcia de Paula.
“Este ano somente viabilizamos a participação no Salão através do Projeto de Promoção e Comercialização do Destino do MTur. Realizamos a montagem de um belíssimo estande, em parceria com a FCTP, divulgamos a nova logomarca turística junto ao trade, retratamos a natureza, o Império, a gastronomia, bem como os diversos equipamentos, serviços e atrativos do município”, explicou o presidente do PC&VB, Flávio Câmara.
Três tendas foram montadas no Centro Histórico e acomodaram o espaço dos expositores, a feira de artesanato e manifestações artísticas e culturais e o Congresso, que nesta edição destacou os temas relacionados aos grandes eventos que o estado abrigará nos próximos anos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para 2011, já foi confirmada a realização do evento em Teresópolis.
Alguns depoimentos sobre o evento:
“É uma satisfação ver que uma ideia se consolidou, se fortificou e se transformou nesse evento de sucesso. É o resultado da força e da união no trabalho pelo turismo. Cada região do Rio representa um tipo diferente de turismo, é uma riqueza que tem que ser explorada” (Márcia Lins – Secretária Estadual Esporte, Turismo e Lazer)
“O sucesso do Salão reflete a representação do trade e a unidade de todos os municípios no que diz respeito ao turismo” (Antônio Pedro Figueira de Melo – Presidente da Riotur)
“O Salão escreve a sua história e já está em sua 4ª edição, pois começou como Rio Intertur. Não é fácil, mas é importante e traz resultado, além de apontar o caminho das alianças e das estratégias necessárias para captação de eventos de fluxo” (Paulo Senise – Presidente FC&VB-RJ)
“É uma honra carimbar a gestão com a realização do Salão. São dois dias que trazem muitos resultados para os agentes, operadores, companhias aéreas e empresas de eventos” (Nilo Sérgio Felix – Presidente da TurisRio)
“Fortalece a cidade do Rio de Janeiro e os destinos do interior, além de mostrar o que as regiões tem de mais precioso no turismo” (Ana Cláudia Melo Vieira – Sebrae/RJ)
“Paraty depende 90% do turismo. Buscamos sempre trabalhar o marketing da cidade para atrair os turistas e mostrar o desempenho do Convention. O Salão veio para contribuir com esse trabalho” (Álvaro Bacelar – Presidente do Paraty Convention & Visitors Bureau)
“O Salão veio mostrar a riqueza de produtos do Rio de Janeiro e manter por mais tempo o turista no estado, o que gera emprego e renda” (José Carlos Porto Neto – Prefeito de Paraty)
“A importância e o benefício que o Salão traz ao destino é incontestável. Paraty é uma cidade totalmente tombada pelo IPHAN, é uma relíquia do país, história viva e referência de turismo cultural pelo MTur” (Amaury Barbosa – Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Paraty)
“A participação dos secretários de turismo é fundamental. O Salão fortalece a integração regional e engrandece o potencial turístico do interior do estado” (Antônio Rossi Machado Bastos – Presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo – RJ)
“Queremos que o turismo avance, que vá para frente. Para isso, é necessário abraçá-lo como bandeira, mostrando o potencial que possuímos e nossa gama de oportunidades” (Otávio Leite – Deputado Federal)